.............................................................................................................................................................


Notícias e Artigos

10/09/2007 - TJSP cria câmara para julgar crimes contra a administração pública
Tribunal de Justiça de São Paulo


TJSP cria câmara para julgar crimes contra a administração públicaO Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo criou na quarta-feira (5/9) uma câmara específica para julgamento de crimes atribuídos a prefeitos municipais (Artigo 29, Inciso X, CF), com competência para analisar recursos em crimes funcionais e de responsabilidade de ex-prefeitos (Decreto Lei 201/67).

A nova câmara não se limitará ao julgamento de desvio de conduta de prefeitos, mas também de todo e qualquer funcionário público das esferas municipal e estadual.

Entre as suas atribuições está o julgamento de administração pública (Artigos 312 a 359 do Código Penal), de abuso de autoridade (Lei 4898) e contra licitações públicas (Lei 8.666/93).

Composta por cinco desembargadores, a nova câmara contribuirá para acelerar o julgamento dos processos, desafogando as câmaras que hoje julgam estes crimes.

Somente de crimes atribuídos a prefeitos, que tramitam hoje nas demais câmaras criminais do Tribunal, são 748 processos que serão canalizados para ela, que deverá entrar em funcionamento dentro de um mês, aproximadamente.

A câmara será a 15ª da Seção de Direito Criminal do TJSP.





Afonso Advogados Associados | Mapa de Localização | Notícias| Integrantes | Contatos

© Copyright 2004 - Afonso Advogados Associados- Todos os direitos reservados.