.............................................................................................................................................................


Notícias e Artigos

29/12/2004 - Visitação ao STJ aumenta a cada ano
Notícias STJ

Desde a inauguração das novas instalações, em junho de 1995, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem aberto suas portas para receber a comunidade. Em resposta, as estatísticas demonstram que, a cada ano, cresce o interesse do público em conhecer o Tribunal da Cidadania. Em 2004, foram registradas 2.455 visitas de estudantes de Direito. Além dos estudantes, o STJ tem recebido as visitas de grupos de turistas de diversos estados. Entre os estrangeiros, arquitetos e engenheiros são os que mais visitam o Tribunal, interessados, especialmente, na arquitetura do prédio projetado por Oscar Niemayer.

Para o futuro advogado, a visita é uma oportunidade de se familiarizar com os procedimentos da mais alta Corte do País. Além de conhecer o prédio, cujo percurso compreende as salas de julgamento, o museu, o salão nobre e o salão de recepção, o grupo assiste a uma sessão de julgamento, além de receber orientações sobre os procedimentos do Tribunal. Embora os edifícios administrativos não sejam abertos à visitação, o guia fornece informações sobre os serviços dos diversos setores. Os estudantes recebem, ainda, um Guia do Advogado, produzido pela Secretaria Judiciária.

O servidor Joselito Oliveira, coordenador do projeto de visitação entre 1998 e 2004, é o principal guia dos grupos. Ele conta que o espaço que mais impressiona é o Plenário, pelo tamanho e devido ao vitral "Mão de Deus", de autoria de Marianne Peretti e que simboliza o olho aberto testemunhando os trabalhos desenvolvidos no Tribunal. As galerias, o vão livre do Salão dos Espelhos e as obras de arte também deixam os visitantes admirados.

Quando é possível, o grupo é encaminhado para um bate-papo com algum ministro. Os mais solicitados são os ministros Castro Filho, Paulo Gallotti e José Delgado.

A assessora-chefe da Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas, Sílvia Diniz, destaca que a facilidade de acesso à instituição é um dos pontos mais elogiados pelos visitantes. "Ficamos satisfeitos pois, além de ampliar o conhecimento da sociedade sobre esta Corte, estamos auxiliando na formação do futuro profissional", destaca.

Para 2005, a Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas prepara algumas novidades: treinamento de mais um servidor para atuar como guia, o que permitirá aumentar de dois para três grupos de visitantes; pesquisa de satisfação para coletar sugestões e opiniões, e apresentação em data show, que possibilitará uma exposição completa sobre a organização, competência e composição do STJ. Ainda está sendo estudado um programa de visitação virtual à instituição, para permitir que cidadãos de outros estados possam conhecer o STJ sem sair de suas residências.

Para agendar uma visita, basta preencher o formulário disponível no site do Tribunal: www.stj.gov.br, link "institucional", item "visitação".

Ana Gleice Queiroz
(61) 319-8589




Afonso Advogados Associados | Mapa de Localização | Notícias| Integrantes | Contatos

© Copyright 2004 - Afonso Advogados Associados- Todos os direitos reservados.