.............................................................................................................................................................


Notícias e Artigos

12/04/2005 - O país deve contar com mais 400 novas varas federais a serem instaladas dentro de um ano
Superior Tribunal de Justiça

A proposta foi apresentada nesta sexta-feira, 8, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Edson Vidigal, durante a cerimônia de inauguração da subseção judiciária de Caixas, no Maranhão. O Ministro defende a interiorização do Poder Judiciário para fazer frente ao crime organizado que tem se deslocado para o interior do Brasil.

A proposta do Ministro Vidigal foi bem recebida pelo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, Aloísio Palmeira, que inaugurou a nova unidade da Justiça Federal no Estado do Maranhão. O senador Edison Lobão (PFL-MA), que também participou da cerimônia, colocou-se à disposição para tocar o projeto.

A instalação da subseção judiciária de Caxias era uma das pretensões do Ministro Vidigal. Incluída no bojo da Lei nº 10.772, que permitiu criar novas 183 varas federais, a unidade de Caxias atende à demanda dos moradores de 26 municípios na região dos Cocais. Juntas, essas cidades têm 770.888 habitantes, ou seja, 80,37% da população de São Luís, capital do Maranhão.

Para a inauguração da vara federal, Caxias amanheceu em clima de festa. O antigo prédio do seminário São José foi preparado pela equipe do TRF para abrigar provisoriamente a subseção judiciária. E, para uma ocasião festiva, o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, mobilizou as lideranças políticas para o evento.

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, que não pôde comparecer à solenidade em razão de compromisso no município de Barreirinhas, enviou o secretário de Cidadania e Justiça, Sálvio Dino Júnior, para representá-lo. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desembargador Milson Continho, e a diretora do foro federal, juíza Clemência Almada Lima de Araújo, estiveram na solenidade. O governador do Piauí, Wellington Dias, também prestigiou a inauguração da vara federal.

Em discurso, a juíza Clemência de Ângelo traçou o perfil do Judiciário e lembrou suas raízes em Caxias. O senador Edison Lobão (PFL-MA) recordou o empenho para a aprovação das propostas do Poder Judiciário. O governador Wellington Dias manifestou interesse na ampliação das varas federais, e o secretário Sálvio Dino lembrou a relação entre o Ministro Vidigal e sua família. Ao final, o presidente do TRF, Aloísio Palmeira, clamou por maior presença da Justiça Federal nas regiões Norte e Nordeste.

Depois da solenidade, os convidados participaram de uma recepção no Clube Alecrim.








Afonso Advogados Associados | Mapa de Localização | Notícias| Integrantes | Contatos

© Copyright 2004 - Afonso Advogados Associados- Todos os direitos reservados.